O #RAPSporElas foi um evento cujos objetivos foram fomentar a discussão sobre os direitos das mulheres, tratar o tema das campanhas eleitorais a partir de uma perspectiva de gênero e fortalecer as habilidades das participantes para a disputa eleitoral de 2018 em áreas estratégicas como: comunicação, construção de identidade política, aspectos jurídicos de campanha e captação de recursos.

As eleições estão se aproximando e, se esse é um período difícil para os candidatos em geral, é ainda mais sensível para as mulheres candidatas. Por isso, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS preparou um evento que ao mesmo tempo traduz um compromisso e o espírito do nosso tempo.

POR QUÊ?

Mulheres são 51% da população brasileira e 52% do eleitorado nacional, mas são minoria nos cargos políticos [cerca de 10% do total dos eleitos].
Nós reconhecemos as dificuldades e os entraves do acesso desse público a postos de tomada de decisão, bem como a baixa representação feminina nos parlamentos, como um problema estrutural da sociedade brasileira. Assim, temos realizado diversas ações buscando a promoção do direito das mulheres dentro e fora de nossa rede de membros. Colaborar na formação de mulheres candidatas é uma delas.

QUEM PROMOVEU?

Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, organização fundada em 2012, e que trabalha pela melhoria da qualidade da democracia brasileira por meio da atração, seleção, formação, apoio e monitoramento de novas e atuais lideranças políticas comprometidas com a ética, a transparência e a sustentabilidade. Esse evento foi construído com o GT Mulheres RAPS, coletivo feminino auto-organizado da nossa rede de membros.

COMO FUNCIONOU?

No dia 13 de julho, o evento foi aberto a todas(os) as(os) interessadas(os). Foi exibido o filme “Chega de Fiu Fiu”, seguido de debate com a diretora Amanda Kamanchek. Nosso encontro começou às 19h e terminou às 21h30.
No dia 14 de julho, o evento foi restrito a mulheres integrantes ou não da RAPS, oferecendo uma imersão em temas de campanhas eleitorais. As participantes reuniram-se das 9h30 às 18h30.

QUANTO CUSTOU?

O evento foi gratuito.

ONDE FOI?

Sede do Grupo Mulheres do Brasil.
Rua Tomás Carvalhal, 681 - Paraíso, São Paulo (SP).